Quais os cuidados devemos ter com o nosso “Focinho”??

pelos patas e cia

Olá pessoal, o calor é tanto que está preocupando todo mundo, não é verdade?

Sabemos os cuidados que devemos ter com o nosso corpo para não desidratarmos e não queimar a pele na exposição ao Sol, mas e nossos amores de Quatro Patas? Quais são os cuidados que devemos ter para proteger nossos cães e gatos da estação mais quente do ano e desses dias de calor intenso?

Tenho três peludos em casa e a atenção é triplicada! Pensando nisso, é com muita honra que publicarei as dicas da Médica Veterinária e proprietária do Pet Shop e clinica veterinária Pêlos, Patas & Cia, Dra. Juliana Guazzelli Ferrari aqui no blog. 🙂

Foto oficial do livro: “Cachorros Submarinos” – Seth Casteel

 

“Cuidados

Com a chegada do verão, onde a temperatura e umidade do ar estão mais altas, devemos redobrar nossa atenção com a saúde dos cães e gatos.

Entre os principais problemas desta estação temos: hipertermia, desidratação, infestação de ectoparasitas (pulgas e carrapatos), picadas de mosquitos e doenças de pele.

Os cães e gatos não transpiram pela pele como nós, sendo assim, a respiração é a principal forma de controlar o processo de manutenção da temperatura corporal ideal. É por isso que quando são submetidos a situações de stress ou calor intenso, os cães podem não ter condições de perder calor de forma satisfatória e entram em um processo conhecido como hipertermia, no qual, a temperatura corporal pode atingir até 42°C e provocar vômito, letargia, parada cardíaca, convulsão, edema pulmonar e até mesmo o estado de coma e morte. As raças braquiocefálicas (que tem o focinho achatado, como: Pug, Bulldog, Lhasa Apso, Boxer, etc) são as que mais sofrem com as altas temperaturas devido à sua dificuldade de respirar e perder calor. Para evitar a hipertermia, devemos fugir de passeios e banho e tosa em dias e horários muito quentes, nunca deixar os animais dentro de carros parados ou viagens longas e sempre oferecer sombra e água fresca.

Durante o verão também é mais comum infestações por pulgas e carrapatos, sendo necessário um cuidado maior. Deve-se utilizar produtos para evitar ectoparasitas mensalmente. Existem produtos em forma de shampoos, sprays, coleiras e pipetas, converse com seu veterinário e veja qual é o mais indicado para o seu animal. E em casos de infestação, principalmente de carrapatos, leve seu amigão para uma consulta, pois além do incomodo da coceira, este parasita pode transmitir doenças, muitas vezes fatais. As pulgas também são transmissoras de vermes intestinais e podem desencadear doenças alérgicas.

Os mosquitos e pernilongos são outra preocupação para os nossos pets. As picadas geralmente ocorrem em regiões sem pêlos, como ponta de orelha, focinho, ao redor dos olhos e abdômen.

Outro cuidado para o verão é nunca deixar ferimentos expostos, pois podem atrair moscas que depositam suas larvas, gerando miíases ou “bicheiras” como são popularmente conhecidas.

Também devemos dar uma atenção especial aos cães e gatos com focinho e ponta de orelhas brancas, rosadas ou sem pigmentação. Isto porque a exposição prolongada ao sol pode desencadear câncer de pele. Estes animais devem ficar protegidos do sol ou fazer uso de bloqueador solar ( no mínimo fator 30 FPS), e ao menor sinal de ferimento nas áreas citadas, devem visitar um médico veterinário para uma avaliação.

Dra. Juliana Guazzelli Ferrari

pet shop

Se você quer ficar por dentro de outros assuntos em relação ao mundo Pet, clique aqui e acesse o site do Pêlos, Patas e Cia. Lá você encontrará outras dicas, além de conhecer os serviços oferecidos para seu “filho de quatro patas”, com profissionais competentes prontos para prestar os melhores serviços, com muito carinho e respeito ao seu animal. Super indico!!! Fica a dica pessoal.

Espero que tenham gostado. Agradeço imensamente por ter aqui nesse meu espaço dicas de uma Médica tão competente e que acima de tudo ama o que faz! Mais uma vez, obrigada Dra. Juliana Ferrari!

 

Então é isso!

 

Beijos, até a próxima.

Anúncios

Comente aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s